COMO UTILIZAR ?

DO ÍNDICE À AÇÃO: A REDE DE PROGRESSO SOCIAL

A missão do Social Progress Imperative é melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo, particularmente das menos abastadas, mediante à promoção do progresso social à nível global. O Índice de Progresso Social fornece uma ferramenta de medição sólida, holística e inovadora. Seu objetivo é orientar as decisões dos países ade modo a fomentar o progresso social e promover a investigação e o intercâmbio de conhecimentos sobre as políticas e os investimentos que melhor alcancem esta meta.

Para realizar esta missão, devemos ir além da própria medição e equipar líderes e agentes de mudança no mundo dos negócios, governo e sociedade civil, com novas ferramentas que orientem políticas e investimentos. Para isso, criou-se uma Rede de Progresso Social, com aliados no governo, nas empresas e na sociedade civil com o objetivo de usar a estrutura conceitual e metodológica do Índice de Progresso Social como ponto de partida para a ação em seus países.

As organizações participantes da Rede Progresso Social também utilizam o Modelo IPS, através da aplicações próprias em áreas de nível subnacional. Desta maneira, se fazem ouvir as vozes dos verdadeiros especialistas em progresso social; sendo os cidadãos que estão diretamente conscientes de suas próprias necessidades, aliadas as vozes de agentes de mudança, aqueles que trabalham dia a dia no campo ,para melhorar o padrão de vida das comunidades. Assim, o modelo IPS, ajuda-os a expressar suas preocupações e a chamar a atenção dos diversos atores da sociedade, desde os governos, líderes políticos, até de empresas privadas e da sociedade civil.

Grafico Circulo SPI

Modelo IPS

 

Desde o lançamento da versão piloto do Índice de Progresso Social em abril de 2013, avançamos especialmente na criação da Rede de Progresso Social na América Latina, onde o nosso modelo é usado por governos (tem sido adotada como uma medida nacional de desempenho do governo do Paraguai), pela sociedade civil (a organização brasileira sem fins lucrativos Imazon está desenvolvendo um Índice de Progresso Social para cerca de 800 municípios da região amazônica) e por empresas (a Coca-Cola tem usado a metodologia do Índice de Progresso Social para revisar e refinar sua estratégia de investimento social no Brasil). Todas estas iniciativas estão descritas com mais detalhes na seção Iniciativas deste site. Além dos projetos acima, há também iniciativas e participantes do Progresso Social em El Salvador, Guatemala, Costa Rica, Colômbia, Peru, Chile; e em outros lugares do mundo.

Captura de pantalla 2014-06-02 a la(s) 16.16.35

Neste sentido, queremos que todos se juntem a nós na promoção da ideia de que o progresso social deve ser medido e incentivado juntamente com o crescimento econômico; e, ao mesmo tempo, conceber medidas concretas ​​que aumentem o nível de bem-estar das pessoas. Para isso existem diferentes formas de ação; quer seja participar do debate global e difundir a importância do progresso social e os resultados das IPS; ou aderir ao movimento para criar um projeto que melhore a qualidade de vida dos indivíduos e comunidades. Para participar da Rede para o Progresso Social visite a seção “Junte-se a Nós” encontre a melhor maneira de apoiar o Progresso Social.


Vídeo: Roberto Artavia, vice-presidente do Conselho Diretivo do Social Progress Imperativo, falando sobre o Modelo IPS