POR QUÊ ?

A URGENTE NECESSIDADE DE MEDIR O PROGRESSO SOCIAL

O que é Progresso Social ?

Definimos Progresso Social como a capacidade de uma nação satisfazer as necessidades básicas de seu povo, de estabelecer a infraestrutura e ferramentas que permitam melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos e comunidades, e de criar um ambiente propício para que todos tenham a oportunidade de atingir seu pleno potencial.

Por que medir o Progresso Social?

No último meio século, o crescimento econômico tirou centenas de milhões de pessoas da pobreza e melhorou a vida de muitas outras. No entanto, está cada vez mais claro que um modelo de desenvolvimento baseado apenas no desenvolvimento econômico é incompleto. Uma sociedade que deixa de atender às necessidades humanas básicas, não fornece os meios para a população melhorar a qualidade de vida, desgasta o meio ambiente e limita as oportunidades de seus cidadãos não está se saindo bem. Crescimento econômico sem progresso social resulta em falta de inclusão, descontentamento e agitação social.

Um modelo mais amplo e mais inclusivo de desenvolvimento, requer uma nova métrica que permita a formuladores de políticas e cidadãos avaliar o desempenho nacional. Precisamos ir além de simplesmente medir o Produto Interno Bruto (PIB) per capita . Precisamos tornar a avaliação social e ambiental parte integrante da mensuração do desempenho nacional. O acompanhamento rigoroso do desempenho social e ambiental embasará e direcionará o aperfeiçoamento das escolhas das políticas públicas e dos investimentos de todas as partes interessadas. A mensuração do progresso social também ajudará a traduzir com mais segurança os ganhos econômicos em melhor desempenho social e ambiental, o que desencadeará um sucesso econômico ainda maior.

Porém sem medição, é difícil de conseguir um progresso mais rápido. Cada vez mais pessoas reconhecem que o PIB por si só não é um guia adequado para as estratégias nacionais de desenvolvimento. O Índice de Progresso Social (IPS) aporta um novo rigor à este esforço, sem alterar a forma como o PIB é medido, porém criando uma lente complementar para desempenho nacional. Nosso objetivo é medir o progresso social de forma direta, exaustiva e rigorosa.

Então, o crescimento econômico não é importante?

Não. Nosso modelo mostra que o crescimento econômico está fortemente correlacionado com o progresso social, porém a direção de causalidade pode ir do social ao econômico, juntamente com outros fatores que também são importantes. Por isso o desenvolvimento econômico por si só é uma estratégia incompleta de desenvolvimento. Queremos quebrar as barreiras que tem separado o desenvolvimento econômico do progresso social, de modo a ajudar os países a desenhar estratégias de desenvolvimento mais holísticas e eficazes. O IPS permite aos países investigar a relação entre o desenvolvimento econômico e social de uma forma mais rigorosa (ver figura 1). O índice também nos ajudará a entender como o progresso social pode impulsionar a competitividade economica.

porque

Gráfico 1.- Índice de Progresso Social x PIB per capita (PPP).

Pero, Mas o progresso social não é o mesmo que felicidade?

Não. Os pesquisadores costumam medir a felicidade, utilizando-se de questionários que perguntam sobre quão satisfeitas as pessoas estão com suas vidas. No entanto, os cidadãos podem relatar níveis mais elevados de satisfação com a vida, por razões que acreditamos não serem compatíveis com o progresso social, tais como priorizar o consumo em detrimento ao meio ambiente ou discriminar as minorias. As medidas de felicidade, também nos dizem pouco sobre as causas da felicidade, e não fornecem uma base sólida para ações que promovam a felicidade.

O que é o Índice de Progresso Social?

O IPS é um índice que agrega indicadores sociais e ambientais que capturam três dimensões do progresso social: as Necessidades Humanas Básicas, os Fundamentos de Bem-Estar e as Oportunidades. O Índice mede o progresso social utilizando estritamente indicadores de resultados, e não o esforço que um país realiza para alcançá-los. Por exemplo, a quantidade que um país gasta em cuidados de saúde é muito menos importante que o bem-estar e a saúde realmente alcançados, ou seja, o que é medidos por seus resultados.

Assim, o índice de Progreso Social tem como objetivo satisfazer essa urgente necessidade de medir o Progresso Social, criando um modelo de medição sólido e integral para o desempenho social e ambiental a nível nacional,. O Índice pode ser usados por líderes do governo, empresas e pela sociedade civil como uma ferramenta para avaliar comparativamente o sucesso, melhorar políticas e catalisar a ação. Nossa visão é de um mundo em que o progresso social se encontre juntamente om a prosperidade econômica, como um dos dois indicadores nacionais de sucesso.